Quantcast
Channel: Blog de Cinema » Antonio Banderas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

CINECLUBISMO > Almodóvar fecha a Mostra Entre Lencóis

0
0

Filme pouco conhecido do mais popular cineasta espanhol das últimas décadas fecha a mostra dedicada à filmografia erótica. A Lei do Desejo, thriller com pretensões metalinguísticas, apresenta em seu elenco nomes como Antônio Banderas e Carmen Maura, em ótimo momento. Lançada em 1987, a película é pouco conhecida do público brasileiro e será exibida nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, encerrando a mostra de fevereiro do Grupo 24 Quadros, dedicada ao cinema de cunho erótico

Pablo (Eusebio Poncela) e Antonio (Antonio Banderas) encetam a relação conflituosa de A LEI DO DESEJO (1987), de Pedro Almodóvar

Pablo (Eusebio Poncela) e Antonio (Antonio Banderas) encetam a relação conflituosa de A LEI DO DESEJO (1987), de Pedro Almodóvar

A primeira sequência de A Lei do Desejo (La Ley del Deseo, ESP, 1987) procura informar ao espectador mais íntimo da arte cinematográfica o que teremos daí para frente. O que parece ser a masturbação solitária de um garoto, assistida por dois velhos babando de desejo, na verdade é uma das cenas do mais novo filme de Pablo Quintero, celebrado diretor de cinema espanhol.

Sim, sutileza nunca foi o forte de Pedro Almodóvar. A pretensão metalinguística e a auto-referencialidade (Pablo, por coincidência, também é gay) estão mais explícitos do que nunca nessa obra pouco conhecida do público brasileiro, lançada numa Espanha ainda impregnada do moralismo franquista – embora Francisco Franco houvesse caído em desgraça uma década antes – e satisfeita com o perfil provinciano da sua estrutura socioeconômica.

Apesar das pretensões e obviedades, uma das virtudes de Almodóvar é que seus filmes, em geral, são grandes obras de entretenimento. Nesse longa, que será exibido na próxima sexta, dia 28 de fevereiro, no cineclube 24 Quadros, não são as virtuosidades técnicas ou o roteiro truncado que chamam a atenção, mas o enredo conduzido com maestria e talento pelo maior cineasta espanhol das últimas décadas.

Pablo Quintero (Eusebio Poncela), diretor e roteirista de cinema, escreve um papel para Tina (Carmen Maura), seu irmão transexual (e atriz decadente) que manteve um relacionamento incestuoso com o pai de ambos, foi por ele abandonado (a) e odeia profundamente os homens. Em meio a um rompimento sofrido e definitivo com seu namorado, Pablo conhece Antonio Benítez (Antonio Banderas), rapaz de sexualidade indefinida que está determinado a seduzi-lo a todo custo.

O drama gay se desdobra numa espécie de thriller centrado na relação obsessiva entre o casal Pablo e Antonio, que terá desfecho à altura da tradição lacrimejante latina, temperada, entretanto, pela sofisticação do universo de referências de Almodóvar, que vão do punk, passando pela música de fossa – há uma sequência com a deprimente ne me quitte pas na voz da brasileira Maysa – e pelo freudismo senso comum. E não é que uma salada tão heterogênea tem bom gosto? Coisa de quem entende do riscado. Almodóvar pode ser hiperbólico e chato algumas vezes, mas já legou um conjunto de obras que devem fazer parte da antologia de qualquer cinéfilo que se dê ao respeito.

A Lei do Desejo encerra a mostra de fevereiro do Grupo 24 Quadros, dedicada ao cinema de cunho erótico.

 

Ficha Técnica

A Lei do Desejo
La Ley del Deseo
Espanha, 1987
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco principal: Eusebio Poncela, Carmem Maura e Antonio Banderas
Duração: 102 minutos
18 anos

Onde

Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro

Quando

Sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 18h30min. Haverá apresentação prévia do filme ao público.

Confira o trailer:

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

O post CINECLUBISMO > Almodóvar fecha a Mostra Entre Lencóis apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images